domingo, 7 de dezembro de 2014

RESENHA AULA 07/12/14

Deve ter muita coisa mais divertida que patins no Mundo, mas como não conheço o Mundo todo, ainda não encontrei nenhuma. É lindo ver aquele tanto de gente patinando direitinho, com consciência corporal, com tranquilidade, com equipamento de segurança e feliz. É disso que o patins precisava para assegurar seu lugar de respeito no cenário do esporte e saúde em BH. Domingo de manhã, contra a força da gravidade, que parece triplicar nesse horário, até quem não teve aula compareceu! Para encerrar, como não poderia deixar de ser, Pré-resenha no Néctar da Serra com almoço maravilhoso, sobremesa criminosa e boa companhia.

Como sempre, HELENA abriu o dia. Mas dessa vez seus traços de guerreira ficaram mais evidentes: ela estava machucada de um tombo que tomou patinando sozinha sem bermudão de proteção (!). Ela não sabia, mas estava com a vértebra levemente trincada. Mesmo assim, com bastante cautela, fizemos uma aula super técnica, onde Helena entrou para o seleto Hall das patinadoras com as mãos livres. Helena se cansou mais do que de costume por três motivos: 1 - Ela esteve parada por causa da queda; 2 - Estava com uma dor leve de fundo; 3 -  A aula foi densa. Mesmo assim, não reclamou (nunca reclama). Fica exausta, parece que vai desmontar, mas faz tudo! Com uma dificuldade de coordenar tantas articulações (cinturas, ombros e grupo inferior ao mesmo tempo) Helena ocupou um terço da aula para entender o balanço conjulgado da rotação transversa (ombro gira para um lado e cintura para o outro). Asism que entendeu o que deveria fazer, percebeu o poder que isso tem sobre o rendimento na patinação. Helena é uma das guerrerias mais incríveis que conheci. É das minhas!! Com o laudo que apareceu depois, ela está afastada da patinação por um tempinho, até que a fratura se recomponha e o bermudão chegue para protege-la. Em nome de nossa família RollerMília, desejo rápida e definitiva melhora. Precisamos de seu astral no time!

Com um horário vago e o corpo cansado do dia anterior de MUITA PATINAÇÃO, preferi me assentar no ponto de ônibus e esperar. ANA, que tinha planejado chegar mais cedo, acabou se atrasando um pouco (sem problemas). Calçando o patins rapidamente, ela já ia respirando fundo e se aquecendo. Preciso gastar umas linhas com uma coisa muito engraçada que aconteceu. Ana foi descer do ponto de ônibus para a rua. Por causa do recapeamento, é comum termos um desnível de 5 a 8cm entre o asfalto que encontra o meio fio e o plano da rua mesmo.  Pois eu deveria ter filmado a Ana tentando escalar os 8cm desse desnível e fazendo o biquinho de quando ela fica com medo. Impagável. Dessa vez não precisei de dizer que ela deveria acordar os músculos ou melhorar a respiração!! Ela simplesmente se condicionou, e isso é MUITO BOM! Começamos com patinação de rendimento (pensando nos passeios de rua que queremos fazer). Assim que Ana começou a se embalar por que sua remada está muito eficiente, começamos o trablaho com os ombros. Reconheço que é muito difícil ser Diva com tanta coisa para se preocupar ao mesmo tempo. Imagenem que a Diva precisa saber se o cabelo está OK, se o tronco está levantado, etc. Além disso tudo, preocupar-se com o balanço correto da mão é um grande desafio, e por isso as mãos vão na cintura durtante bastante tempo. Inspiradas pelo Roller Rio que está chegando e movimentando os ânimos, as meninas já começam a desenvolver uma patinação de maior extensão, com pernas que se afastam mais nas remadas e que pedem o auxílio pendular dos braços. Pois Ana também entrou no clima e ficou vários minutos pelejando para acertar qual ombro que vai na frente quando o pé direito está remando... Engraçado é que só quando eu cantei "eu vou pra maracangalha eu vou"... É Dorival ajudando nossas Divas a adquirirem um ritmo impecável, que é outro elemento importante da patinação de quem precisa deslocar-se por quilômetros sem se cansar: RITMO.

Nesse meio tempo JANAINA chegou com seu namorado e já foi calçando seus patins. O rapaz segurava ela me imitando, e achei engraçado. Certamente foi Jana que o instruiu. Com bastante paciência, ele foi e voltou com ela umas 50 vezes só enquanto eu dava as aulas. Cada vez mais firme e menos medrosa, Jana já patina e tem suas pernas bem fortalecidas para os movimentos da patinação. Não pude trabalhar muito com ela por que estava em aula, mas nas pequenas intervenções que fiz vi que ela está fime e no caminho certo. Em 10 minutos que fiquei com ela para avaliar seu equilíbrio fizemos até Meia Lua!

CAROL RABELO foi esperta e aproveitou um cancelamento para fazer sua primeira aula. Ansiosa para a chegada de seu patins, Carol vem acompanhando nossos posts há semanas. Com sua mãe e seu cachorro NICK, ela chegou animada e nervosa. Parecia que era seu baile de debutante. Depois de calçar seu patins na vala, ela se viu na mesma situação que a Ana, e eu ri muito vendo ela pelejando para se desembaraçar do buraco. Com sua memória da infância sendo resgatada rapidamente, Carol não teve dificuldades para patinar. Por ser a primeira vez com instrutor, talvez ela não estivesse segura o bastante e preferisse sempre não arriscar, pelo que eu só faltei bater nela de tanto estímulo e encorajamento. ela brilhou na patinação de diva e, por que já é bailarina (que lindo!!!), fez o aviãozinho LINDAMENTE!!!!! Foi incrível como ela consegue se estabilizar e como tem consciência corporal. Além da patinação eficiente, embora tímida, e do Aviãozinho impecável, Carol também trabalhou joelho e quadris no zigue-zague do sapo, e aproveitamos para encaixar Meia Lua ao final do movimento de abertura dos pés. Foi sensacional a sua evolução!! Parabéns, bailarina-Diva!

Por fim, para brindar mais um dia de muita saúde e diversão, um almoço no Néctar da Serra com Graciela e Ana Cláudia. Nos divertimos e comemos muito. E saio para a tarde de domingo com aquele gostinho bom da manhã... É uma delícia ter a sensação de dever cumprido e dia realizado tão cedo. dá uma paz indescritível. Obrigado a todos que compareceram e participaram dessa vibe tão boa!

Patrick Bonnereau
Instrutor de Patinação
#VamosPatinarJuntos
bhroller

Nenhum comentário:

Postar um comentário