quinta-feira, 16 de outubro de 2014

RESENHA AULA 16/10/14

Não conheço nada mais gratificante para um professor do que assistir o desenvolvimento de seus pupilos. Na aula de hoje o quarteto fantástico arrasou, com direito a barrigada no chão e a contorcionismo!!

Quem abriu os portões da Barragem foi a JU... MEIA HORA mais cedo... Daqui a pouco ela vai começar a chegar no dia anterior. Alguém avisa para ela que o atendimento não é por hora de chegada e nem tenho convênio com o SUS. A hora é marcada e eu cumpro, rs. Mas, brincadeiras à parte, Juliana ilustra bem sua empolgação com essa chegada antecipada! Ela está na adolescência rebelde da patinação: aquela em que queremos nos livrar das mãoa do professor, fazer tudo sozinho e tal. Fico tomado de um misto de orgulho e temor, por que não consigo amparar os tombos à distância. Mas o mais incrível é que Ju parece não se importar com queda, e caiu de lado, caiu arrastando, caiu dependurada nas minhas mãos e até de barriga (essa foi engraçadíssima!). Mas caiu toda equipada e por um bom motivo: APRENDENDO TUDO! Mais mole um pouco por que estava com calor e pouco alimentada, ela fez DE TUDO! Desceu em alta velocidade, fez curvas PERFEITAS por que andou treinando e, PASMEM, foi para a Pirambeira da Av. Prudente de Morais tentar a sorte (!). Ju está em uma situação em que a praça e seus arredores não a estão desafiando o suficiente. Já vamos ter que mudar a estratégia para ir ter aula em outras regiões! Ju é tão atrevida que conseguiu sugerir uma manobra que até eu, que nunca subestimo um aluno, estava com receio para pedir... Ela insistiu (gente, igual adolescente), insistiu e foi o segundo tombo mais engraçado dela na noite em alta velocidade, foi caindo em câmera lenta dependurada nas minhas mãos. Mas levantou animada, como se nada tivesse acontecido.

Na volta, quem está lá, já calçando o patins? GRACIELA, que deve ter recebido alta do posto de saúde, por que chegou mega cedo também. Graciela é tão xique que, enquanto eu encerrava a aula da Ju (que só não deixei mais detalhada aqui por que senão o release fica GRANDE demais) ficou rodopiando, fazendo curvas de alto desempenho e meia lua. Uma atrás da outra, com desenvoltura e sem desequilibrar 😱. Para quem não sabe, quando calçou o patins no começo dessa temporada, graciela precisava de ajuda para andar para frente... Pois hoje ela explorou cada pedaço do estacionamento, da volta da orla, das áreas da praça e até da rua!!! Tivemos quase que ir passear no centro da cidade. Meia lua, parada com encaixe frontal, patinação padrão com permanência prolongada em cada pé, curvas com alto desempenho e tal. Graciela também foi desafiada a andar pelas ruas do entorno por que já está na hora de ter seus universos expandidos. Até um gostinho da descida da Av. Prudente de Morais ela teve, com direito a cair de bunda com platéia de motoristas parados no sinal, rs. 

Quem estava esperando dessa vez era a ANA!! Para não pensarem que estou mentindo, perguntem à Graciela: Ana calçou o patins dela durante 20min!! 😳 Cheguei a pensar que ela era um transformer, por que não tem base, rs. Toda equipada e de fraldão, Ana resolveu encarar a aula com garra de lutador. Fomos tomar uma água de coco e eu me diverti fazendo a Ana patinar com o coco igual formiga andando com sementinha para todo lado. Quem vê de longe não entende nada. Como eu judiei dela... Ana andando lindamente segurando um coco do tamanho da cabeça dela e a Graciela tentando interceder: "tadinha da menina, Patrick". Depois coloquei ela para agarrar as rodinhas no chão de chapisque e a aula foi esquentando. Ana estava tão disposta que, mesmo ofegante, quase não disse coisas como "não consigo", "não dá"... Fez tudo lindamete e, PELA PRIMEIRA VEZ, saiu para a rua comigo para experimentar pavimentos. Hoje Ana pegou um truque com os eixos e começou a brincar de patinar em um pé só feito bailarina. Na subida que quase a matou de cansaço em uma primeira vez, ela aprendeu uma técnica de transferência de carga e subiu mais outras quatro ou cinco com TRANQUILIDADE! Foi lindo ver Ana se soltar!!! Estamos evoluindo rápido 😊👏👏👏.

Para fechar a noite em grande estilo DAISY chega toda animada!! Ela, que há muito não fazia aula, chegou lamentando que não lembrava de mais nada e que teve todo o seu trabalho perdido. Eu nem dei papo por que sabia que não era verdade. Foi só ela ficar em pé que as coisas começaram todas a voltar. Não demorou 5min e aqueles vícios de mancar com a pisada pronada do pé esquerdo foram sumindo. Daisy se parece com a Juma Marruá da antiga novela Pantanal. Brava igual a uma onça, só mesmo com firmeza para colocar ela no eixo. Impaciente com ela mesmo e cheia de energia, Daisy queria de qualquer jeito aprender tudo de uma vez. Sua cabeça a mil não conseguia me acompanha por que estava pensando mil coisas. Paramos, tivemos um DR aluno-professor e a aula virou OUTRA!! ☀️☀️🎉 Daisy encarou a paciência e o ritmo de aprendizado persistente e desembolou a fazer as coisas!! Desceu a rampa da barragem controlando a velocidade, aprendeu a técnica da escova para transferência de carga em subida, melhorou a pisada e desenvolveu melhor o apoio na planta do pé (por que tem mania de pisar com o calcanhar). Eu tinha comentado com ela que, não importava o aluno, eu SEMPRE o nocauteava ao final da aula. Disse que a aula é dimensionada para usar o máximo do aluno, e que quase nunca um aluno aguenta muito mais que minha aula. Daisy me disse que com ela é diferente, que ela não cansa assim (HAHAHAHAHAHAHA)... Tadinha. No final da aula, que ela aguentou firme o quanto pode, pediu pinico. Mas resistiu tudo lindamente e fiquei muito feliz com o progresso dela.

Mais uma vez eu chego em casa realizado e com a sensação de que nossos encontros são momentos de CURA. Se pararmos para pensar, muito de nossa dificuldades pessoais estão projetadas no patins em forma de dificuldades motoras ou psíquicas. Um medo, uma teimosia, uma ansiedade, uma respiração curta, uma descrença... Ver vocês curarem na patinação as suas dificuldades me faz antever grandes e importantes movimentos internos em outras dimensões. Ana mais Corajosa, daisy mais contemplativa e serena, Graciela mais forte e simétrica lateralmente, Ju mais organizada em seus rompantes e eu mais feliz por ver todo mundo crescer.

Muito obrigado pela quinta terapêutica! Vocês são minhas DIVAS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário