sexta-feira, 17 de outubro de 2014

RESENHA AULA 17/10/14

Hoje foi dia de estréia e muita força de vontade! Hoje vi gente chegar e sair transformada!

Kátia foi a primeira. SUA PRIMEIRA AULA! Como é bom ver o sonho nascer para alguém. Ainda em dúvida sobre qual patins usar, Kátia usou o Patins da Ana. Como eu lamentei não ter filmado... Durante cerca de 25 minutos eu praticamente tive que carregar essa menina no braço. Parecia que ela estava em uma pista de gelo descalço. As pernas abriam, fechavam, ela escorregava para um lado, para outro e da-lhe braço roxo. Era difícil para ela ficar de pé e parada, e eu, carrasco, não a deixei desistir! Foi então que a primeira transformação do dia aconteceu... Num rompante de força de vontade ela ignora aquele Sol na moleira naquele calor assustador e compra o desafio de subir a rampa do Mineirão mesmo que ficar de pé já esteja sendo por si só um desafio. O que aconteceu? Ela subiu o morro toda desengonçada. Um passo para cima e lá vai o patins descer dois... Só que, então, de tanto pelejar, de tanto fazer força, de tanto ser desafiada por uma subida difícil, Kátia simplesmente superou a patinação no plano! Na volta, creiam, ela estava patinando lindamente! Queria MUITO ter filmado o jeito que ela saiu e o jeito que ela chegou. E, para meu espanto (de verdade), antes de terminarmos a aula, na hora do Sprint, ela fez meia lua orientada e com apoio... MAS FEZ!! 😱🎉🎈🎊🎋💝 Kátia, seja bem vinda ao grupo e parabéns pelo seu trabalho e raça! Quero continuar assistindo seu sonho se realizar assim com tanto mérito e dedicação. Você arrasa.
E vem Samira! Essa menina tem um patins Oxer, que não conserta pisadas erradas. E ela pisa (pisava) para dentro com o pé direito. Samira também chegou patinando tecnicamente bem, mas esteticamente estranho. Acho que ela tinha levado a sério quando dizia "fica play mobil aí!". Paramos para conversar sobre postura, falei de ser diva e conversamos sobre a importância da redistribuição das "carnes" do corpo para uma boa performance e uma boa aparência. Então eu me arrepiei com o que aconteceu... Vou dizer aqui que a transformação que a nova postura promoveu foi tão incrivelmente abrangente que eu tive que pedir licença para filmar. E filmei Samira parada, assim, "sendo"... Apenas Diva! Gente, como me emociono quando vejo isso. Quando voltou a patinar, deixando que seu corpo fosse invadido por essa nova consciência, tudo MUDOU! Que linda ficou sua remada, que firme sua base e que rápido o aprendizado. Tenho certeza que o "click" que Samira teve diante dos meus olhos foi só a manifestação de algo bem maior que se dava em vários outros níveis... Uma borboleta saiu do casulo e eu assisti!!! Mas nem tudo são flores, rs. Conforme tinha prometido, coloquei Samira para visitar quase todos os seus limites, e ela enfrentou em silêncio cada desafio de força, resistência ou coragem. Num misto de determinação, respeito e confiança, Samira respondeu a cada estímulo mesmo suada e exausta. E, para coroar uma tarde de muito esforço e transformação, terminou o dia fazendo meia lua SEM USAR A MINHA MÃO!!! 😱🎉 muito orgulhoso de você, (nova) Samira.

Com um intervalo entre aulas, recebemos Ana, que foi só treinar. Espetáculo essa menina como tem paciência e persistência. Saiu lá de longe e veio de ônibus enfrentar aquela lua para praticar. E eu, que tinha trazido seu patins e equipamento, larguei no carro a cotoveleira e protetor de mão... E não é que ela arrasou na pista? Se for assim, melhor fazer aula de biquini da próxima vez (risos). Ana está patinando com tanta desenvoltura que agora estamos tendo que discutir como administrar a velocidade, que só aumenta!

Iracema chegou 40 minutos mais cedo e trouxe uma caravana com ela... Tanta gente legal que deu até dó de ter que concentrar tanto na aula. Sua filha, destemida, já patinava para todo lado com agilidade, e o primo, que descolou um patins emprestado, saiu por aí andando feito um soldado de papel, mas não se importou. Ser Divo nem era prioridade, rs. Patinou curtindo o desafio, mas o fez sem equipamento nenhum... 😕 Iracema começou a aula com uma surpresa: tinha superado a dificuldade que tinha ao final da última aula. Seu cuidado em praticar na semana o que vemos em aula foi providencial!! Ela parou de marchar (que era um vício que ela vinha tendo), e não tive nada a ver com isso 😊👏. Depois fomos patinando com uma certa moleza rumo à rampa. Iracema parece ter sido mais uma vítima daquele Sol escaldante de mais cedo, mas eu não poderia deixar que isso atrapalhasse nosso momento (principalmente por que já era noite, estava fresco e silencioso). À semelhança de Tia Selme, que funciona bem quando leva uma bronca de vez em quando, Iracema acordou depois do aperto que passei nela. Na subida da rampa, chegamos a ficar preciosos 5 minutos para subir um metro (!). Super obediente e confiante, Iracema enfrentava bravamente uma sensação de esgotameto desanimador. Mas minha histeria e empolgação diante da evolução dela que só eu percebia não a deixavam desanimar. Quando chegamos no topo da rampa, senti que ela queria deitar no chão, rs. Pois, pasmem, depois de descer a rampa a reboque com muita dificuldade de estabelecer uma alavanca segura, trombando em mim o tempo todo, voltamos a subir. E-MO-CIO-NAN-TE o que aconteceu. Iracema, essa adolescente do patins, recebeu a tarefa de prestar atenção em um detalhe postural e não conseguiu se lembrar da dificuldade. Essa menina subiu a rampa toda em UM ÚNICO FÔLEGO, sem parar, sem deixar o patins ceder, sem se cansar e SEM PERCEBER. Eu subi em silêncio, mas por dentro eu explodia de felicidade. Lá em cima pedi a ela que olhasse para baixo e ela tomou um susto! Realmente não tinha percebido o que conquistou!!! Na volta, patinando firme, Iracema foi acariciada por uma brisa que veio do outro lado... Parece que Papai do Céu também quis cumprimenta-la. Foi tão bacana que começamos a patinar no plano com desenvoltura e velocidade. Aliás, chegou até o ponto em que, nos cinco minutos finais da aula, me toquei de que, com aquela velocidade toda, Iracema corria riscos. Foi então que, em uma decisão rápida, resolvi lançar o último desafio. Vendo Iracema exausta e suada, mas com um brilho juvenil de vitória nos olhinhos, puxei os braços dela no reboque e comecei a realizar paradas bruscas para ver como ela se saía... Sempre me espanto com certos desenvolvimentos de meus alunos que às vezes parecem programados, mas o que Iracema fez ali extrapolou tudo! Ela SIMESMENTE aprendeu a meia lua em 5min!!!!!!!!!!!! 😱 até agora não acreditei. O maridão, vendo o teor do desafio, se apressou em filmar para ver se pegava um tombo engraçado. Me divirto com ele. Iracema, que meia hora antes já estava exausta, ficou tão feliz quando se deu conta de sua conquista que, quando foi assentar para desequipar, estava leve como se saísse do salão no dia de princesa!!!

O Sol e os reboques de hoje me deixaram fisicamente cansado, e me assentei no carro em silêncio com muito prazer físico do relaxamento. Foi aí que, mergulhado no silêncio, refleti sobre como sou sortudo! É muito bom ver um grupo de gente tão bacana e diferente crescendo de uma maneira tão pura e saudável. Hoje, sozinho, voltando para casa, percebi que vocês realizam em mim, mais do que podia querer. Obrigado a todos pela sexta feira ensolarada e cheia de superações. Vocês me inspiram MUITO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário